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Atenção: Alerta de golpes usando a imagem da assistente virtual do INSS

Por Dentro De Tudo:

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O INSS alerta a população sobre mais um tipo de golpe que vem circulando, tentando levar vantagens sobre os beneficiários da Previdência. Golpistas estão se passando por uma falsa “Central de Atendimento”, utilizando a imagem da atendente virtual Helô, para obter dados pessoais dos beneficiários. A servidora do INSS, Josianne Nunes, orienta sobre medidas de segurança.

Como funciona esse novo golpe? Qual é o meio usado pelos golpistas?

O principal meio usado para chegar nas vítimas é o aplicativo de mensagens Whatsapp. De posse de algumas informações dos beneficiários, os golpistas criam uma simulação de atendimento, usando o padrão de checagem de dados com a imagem da Helô, a assistente virtual do INSS. A partir desse falso atendimento, tentam conseguir dados pessoais dos beneficiários.

Explica pra gente o que é a assistente virtual Helô? Como sua imagem tem sido usada para enganar a população?

A Helô, como já disse, é uma assistente virtual, uma ferramenta de atendimento acessada pelo aplicativo MEU INSS, que funciona como um plantão de dúvidas, exclusivamente no ambiente online. E, ainda mais importante. Quem acessa a assistente virtual é o cidadão, pelo MEU INSS. No entanto, golpistas usam a imagem da Helô para passar credibilidade ao beneficiário, fazer ele acreditar que quem está entrando em contato é o INSS.

Usando desta imagem, quais são as informações solicitadas pelos golpistas?

Os principais dados solicitados são fotos de documentos de identificação e selfies do rosto do beneficiário segurando esses documentos, visando a solicitação de empréstimos em nome dos assistidos. Vale lembrar que os atendentes da Central 135 e o chat humanizado da Helô solicitam que o segurado confirme alguns dados, como o CPF e o nome da mãe durante o atendimento, mas nunca através de fotos de documentos, por exemplo.

O que fazer para não cair nesse tipo de golpe?

Como dito antes, o INSS não entra em contato com os beneficiários por meio de aplicativos de mensagens e nem pede envio de documentos pessoais por esses meios. Caso alguém entre em contato com você pedindo documentos em nome do INSS, encerre a conversa e bloqueie o contato. O segurado também pode nos ajudar a prevenir golpes denunciando a tentativa na Ouvidoria da União, no portal Fala.BR ou pelo telefone da Central 135.

E se ainda assim, a pessoa for vítima desse golpe, o que fazer?

Caso seja vítima desse golpe, o segurado deve procurar, assim que descobrir, um estabelecimento policial e emitir um Boletim de Ocorrência. Em seguida, comunicar os órgãos envolvidos no recebimento de seu benefício, como o próprio INSS e o banco pelo qual recebe, para verificar o que pode ser feito.

Para finalizar, explica como o INSS entra em contato com o segurado?

O INSS entra em contato com seus segurados por meio das informações de seu cadastro, como e-mail, telefone e endereço. Além disso, esses contatos ficam registrados no aplicativo Meu INSS.

Em caso de dúvida, o cidadão pode ligar para a central 135, que atende de segunda a sábado de 7 às 22 horas. Ou também pode solicitar atendimento do chat humanizado da Helô, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site www.gov.br/meuinss .

Fonte: INSS.

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