Minas Gerais já contabiliza 20 casos confirmados e três mortes por febre maculosa em 2026, segundo dados divulgados nesta terça-feira (30) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O número de infecções representa cerca de 40% do total registrado durante todo o ano de 2025.
As mortes foram registradas nos municípios de Antônio Dias, Córrego Novo e Mutum. A SES-MG não divulgou detalhes sobre as vítimas nem as circunstâncias da contaminação.
A principal forma de prevenção é evitar o contato com o carrapato-estrela, transmissor da doença, especialmente durante o período de seca, quando o risco de exposição aumenta.
Entre as orientações estão o uso de roupas compridas e de cores claras, repelentes à base de icaridina, inspeção frequente do corpo após atividades em áreas de vegetação, remoção correta de carrapatos com pinça, além da manutenção de terrenos limpos e do controle de carrapatos em animais domésticos e de criação.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Araras
Fonte: Metrópoles
Instagram: @metropolesminas

















