O sistema de pagamentos via PIX revolucionou o sistema financeiro do Brasil. E a Cemig, também adotou esse modelo de pagamento para as suas faturas de energia. Mas apesar da modalidade ter facilitado as transações, tornando o procedimento mais rápido e efetivo, o método se tornou mais um alvo para golpistas.
As fraudes mais comuns são os boletos falsos, ligações de falsos atendentes bancários, clonagem de WhatsApp e QR Codes falsos. Além disso, o roubo de celulares também está sendo frequentemente usado para roubo de dados e transferências pelos criminosos.
Caso o cliente sinta que pode estar caindo em um golpe, o primeiro passo é entrar em contato com a Cemig para apurar a legitimidade da cobrança. Uma das opções mais simples é verificar a conta devida utilizando o Whatsapp da companhia, por meio do número (31) 3506-1160. Outra possibilidade é pelo Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br). O cliente também pode entrar em contato com o telefone 116, que funciona 24 horas e verificar a veracidade do débito.