27 casais oficializaram a união durante um casamento comunitário em Pedro Leopoldo na noite desta quarta-feira (16). A cerimônia organizada pela Defensoria Pública de Minas Gerais aconteceu no auditório do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais (LFDA/MG). O evento teve música, tapete vermelho, decoração, fotos e convidados.
A iniciativa é voltada para casais residentes na cidade e que não têm condições de arcar com as taxas devidas aos cartórios. O objetivo é promover a regularização jurídica de casais, que ainda não têm a união oficializada, legitimando a sua vida conjugal, promovendo a inclusão social e resgatando, entre outros, a autoestima.
O último Casamento Comunitário de Pedro Leopoldo aconteceu no CEPPEL, em 2019, antes da pandemia da COVID-19. Na ocasião, parceiros privados contribuíram gratuitamente com o evento, incluindo fotógrafos, decoração, músicos, salão e outros itens.
São parceiros dessa ação a Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdição e Tutelas do município e os Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais com Atribuição Notarial dos Distritos de Fidalgo, Doutor Lund e Vera Cruz de Minas.
O Casamento Comunitário é uma das ações extrajudiciais e de alcance social que busca tornar possível ao cidadão vulnerável o pleno exercício da cidadania.
Fotos: Rádio PL FM.