fbpx

Espetáculo Meninada Crescer Baobá, a árvore da vida; Confira as fotos!

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O espetáculo Baobá, a árvore da vida, nasceu da proposta pedagógica do Instituto de Educação Meninada Crescer, em Matozinhos, para o ano de 2022, que trouxe para a centralidade da formação integral dos seus alunos, o foco nas competências socioemocionais por meio da arte e das suas múltiplas linguagens. 

Trata-se de um espetáculo autoral construído e executado de forma coletiva. Optamos pelo tema da Consciência Negra por entender que este é um dos temas transversais mais importante para a sociedade hodierna. O que vai, também, ao encontro do nosso desejo de contribuir com a construção de uma sociedade mais inclusiva e pacífica. 

A árvore Baobá, foi escolhida como símbolo do espetáculo por representar a ancestralidade africana e trazer em si muitos significados. O Baobá é a árvore com o tronco mais grosso do mundo! Seu caule oco chega a medir mais de 20 metros de diâmetro e pode armazenar até 120 mil litros de água. Seu tamanho é tão impressionante que alguns baobás são usados como casas, depósitos de grãos ou abrigos de animais e pessoas. Por isso, é conhecida como árvore da vida.

O baobá também é chamado de árvore do esquecimento. Os africanos escravizados eram obrigados a dar voltas em torno do baobá para que suas memórias e sua antiga vida ficassem guardadas no continente natal antes de cruzar o oceano rumo às terras colonizadas pelos europeus. 

Vida e memória. Dois aspectos fundamentais da vida humana que o Instituto Meninada Crescer deseja fazer brotar no coração das nossas crianças, adolescentes e jovens. Vida em forma de respeito e admiração por todas as pessoas e memória como forma de guardar aquilo que nos faz sermos cada vez mais felizes e melhores, enquanto pessoa.

O Espetáculo foi um sucesso porque contou com a participação de todas as pessoas da escola. Diretora, coordenadoras, professoras e professores, alunos, auxiliares, absolutamente todo mundo investiu e contribuiu com a construção do espetáculo.

“Agradecemos e fazemos menção ao artista Euler Alves e às bailarinas e professoras Ana Maria e Miriam Santos. O toque especial e fundamental desses artistas deu um caráter profissional ao Espetáculo, Baobá, a Árvore da Vida”, disse a Direção da instituição de ensino.

Confira as fotos – Crédito: Alexandre Fotógrafo (@xandfotografia).

Encontre uma reportagem