Foram registrados 189 novos casos positivos de coronavírus em Sete Lagoas, sendo 111 mulheres e 78 homens, o que eleva o número de contaminados a 5.469 desde o início da pandemia. Ontem foi registrado mais um óbito em decorrência de complicações da Covid: uma mulher de 46 anos, que estava internada no Hospital Municipal. Assim, a cidade chega hoje a 79 óbitos, 23 hospitalizados, 215 pessoas em isolamento domiciliar e 5.152 curados.
O site covid.saude.gov.br foi atualizado ontem. Segundo a plataforma, Sete Lagoas está em segundo lugar entre as cidades brasileiras entre 200 mil e 300 mil habitantes com menos óbitos por Covid, mesmo considerando os óbitos desta semana, ainda não incluídos na plataforma. Em relação aos casos, Sete Lagoas passa agora a figurar na nona posição nesta faixa populacional com menos contaminações confirmadas.
Hospitalizados
Ao todo são 60 pacientes hospitalizados na cidade por causas respiratórias, sendo 33 em enfermaria e 27 em UTI. Desse total, 41 testaram positivo para Covid, dois testaram negativo e 17 aguardam resultado de exames. Dos 41 pacientes positivos internados, 23 são de Sete Lagoas, cinco são de Santana de Pirapama, dois de Caetanópolis, dois de Cordisburgo, dois de Paraopeba e os demais de Pompéu, Baldim, Maravilhas, Cachoeira da Prata, Jequitibá, Capim Branco e Inhaúma.
Hoje são 23 pacientes internados no Hospital Municipal (sendo 16 em UTI), 16 internados no Hospital Nossa Senhora das Graças, sendo 12 em enfermaria, dois em UTI e duas crianças em pediatria do SUS, duas meninas de 5 e 7 anos. Há ainda 12 pacientes internados no Hospital da Unimed (sendo cinco em UTI) e nove na UPA (quatro deles em UTI). A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados exclusivamente a pacientes com Covid na cidade, incluindo leitos do SUS e da saúde suplementar, é de 90%. Ontem esta taxa chegou a 103%.
Dos 27 leitos de UTI ocupados hoje na cidade, são 18 de Sete Lagoas, três de Pirapama, dois de Caetanópolis e os demais de Maravilhas, Pompéu, Baldim e Cordisburgo. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS em Sete Lagoas é hoje de 100%. Os leitos já autorizados pelo Estado a serem reativados no Hospital Municipal devem ser incluídos no sistema do SUS provavelmente entre hoje e amanhã, reduzindo assim a taxa oficial de ocupação de leitos na cidade.