Rir é o melhor remédio. Você provavelmente já ouviu essa frase em algum momento. Também já deve ter escutado que sorrir é contagiante. Por muito tempo, pesquisadores desenvolveram estudos a fim de comprovar os benefícios da risada para a saúde humana. Nesse Dia Internacional do Riso (18 de janeiro), veja algumas vantagens de sorrir:
- Redução do estresse
- Queima de calorias
- Melhoria da qualidade de sono
- Fortalecimento abdominal
- Combate ao surgimento de rugas
- Melhor circulação sanguínea
- Melhor respiração
- Melhoria da digestão
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Estímulo da criatividade
- Criação de laços com outras pessoas
“O riso é como se fosse lubrificante das relações sociais. A gente se relaciona de maneira muito mais fluida, mais prazerosa, com pessoas que estão rindo, né? E essa essa risada então facilita os vínculos entre as pessoas, elimina a solidão, reduz sintomas de depressão e uma série de coisas,” enfatiza Thales Vianna Coutinho, psicólogo e professor da Estácio BH.
Para o psicólogo é necessário deixar claro que “o riso é terapêutico, e não, uma terapia”. “Não basta uma pessoa dar muita gargalhada e achar que vai melhorar de eventualmente, um quadro psicopatológico, de doença mental ou algo do tipo. Não, é preciso um tratamento, mas o riso tem um efeito terapêutico.”
Thales destaca que rir junto a alguém é outra forma terapêutica. “É o que a gente chama de riso benevolente. Seria a ideia de ‘eu vou rir com você e não, de você.’ A gente vai contar uma piada, achar engraçado, ou rir de uma cena engraçada, e isso tem efeitos interessantes,” revela o psicólogo.
Fonte: O Tempo.