fbpx

ESUCAB volta a desfilar no Carnaval de Capim Branco e lança seu samba enredo no neste sábado

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Desde os acontecimentos com a pandemia em 2020 e a partir do retorno do isolamento resultante desta, ressurgiu na Diretoria da ESUCAB o desejo de voltar para a avenida. Com o tema “Não deixe o samba morrer” a Escola traz para a região em 2023 a vontade de celebrar a vida, os encontros e a alegria. Não é só o Samba que não podemos deixar morrer. É o carinho, a amizade, o sorriso, a energia e a alegria de estarmos vivos.

A ESUCAB vai além de Capim Branco. Ela traz cultura e alegria para nossos municípios vizinhos, cujos moradores vem até a cidade não somente para assistirem aos desfiles, como também para desfilarem como integrantes da Escola. A participação na Escola está aberta a todos.

Confira a agenda da Escola e participe!

➢ Lançamento do Samba Enredo

SÁBADO 21/01 – 11H00 na Feirinha de Capim Branco

➢ Ensaio da Bateria

Quartas e Sextas – 19H30 na Feirinha de Capim Branco

➢ Para desfilar

Entre em contato e reserve sua fantasia

31 99745 1577 (Maria Lúcia)

➢ Para fazer parte da Comissão de Frente

31 9 9568 5388 (Juliano)

Redes Sociais: @esucab_cb

História da Esucab

Durante décadas, Capim Branco foi referência do carnaval de rua regional. Muito antes da capital de Minas Gerais abrigar um dos maiores carnavais do mundo, a cidade de Capim Branco, na região metropolitana de Belo Horizonte, fazia história com as Escolas de Samba “Explosão do Samba” e “Contra a Madrugada” além do tradicional “Boi da Manta”.

Naquela época após uma grande pausa dos desfiles, em uma reunião de amigos em 2001, nasceu a ESUCAB – Escola de Samba Unidos de Capim Branco – que resgatou a tradição dos desfilesde rua para o carnaval da cidade. 

O primeiro desfile aconteceu em 2002, quando ainda de forma embrionária a Escola desfilou sem samba enredo, mas com sua bateria trazendo uma multidão de foliões para a avenida.

A partir de 2004 os desfiles foram se profissionalizando cada vez mais e através de sambas enredo e fantasias confeccionadas pela Diretoria da Associação e moradores da cidade além das trazidas da icônica Marquês de Sapucaí, o desfile da ESUCAB se transformou em referência regional, ultrapassando as fronteiras da cidade e se apresentando em municípios vizinhos comoMatozinhos, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, Prudente de Morais e Funilândia.

Os mantenedores dos recursos do carnaval eram a própria Diretoria e comunidade através da promoção de eventos beneficentes, além dos comerciantes e Prefeitura Municipal.

Foram 14 anos de desfiles, onde a Associação se sustentou através da motivação e empenho do seu corpo Diretor, assim como da comunidade e alguma ajuda vinda do poder público. Porém, com o passar dos anos, os custos cada vez mais altos e os recursos cada vez mais escassos, 2016 marcou com pesar, o último ano de desfile da Escola.

A Escola é diversa, e possivelmente é por isso que temos adesão de toda a população. Diretamente temos mais de 200 pessoas envolvidas com o desfile. Adultos, jovens, crianças, idosos. Brancos, negros, homens, mulheres e público LGBTQIA+. Seja na produção das fantasias, na construção dos carros alegóricos, no apoio, nas máquinas de costura ou na avenida. Indiretamente, temos um público potencial de espectadores, de mais de 40.000 pessoas, se considerarmos somente 10% da população das cidades vizinhas que não possuem nenhuma atração durante os dias de carnaval.

Para colocar nossa Escola de Samba na avenida em 2023, com o tema “Não Deixe o Samba Morrer” a escola conseguiu o apoio da Prefeitura de Capim Branco para a Bateria. Porém, o desejo da ESUCAB é colocar a escola na avenida como ela sempre esteve: com foliões, comissão de frente, alas bem definidas, carros alegóricos, porta bandeira e mestre salas, impressos, camisetas, fantasias… magia. 

Para isso, a Escola está buscando apoio/patrocínio entre os empresários e comerciantes da região. Se você deseja ajudar a ESUCAB a voltar para a avenida, entre em contato com uns dos contatos abaixo:

– Maria Lúcia: 31 9 9745 1577(Presidente da ESUCAB)
– Narly Simões: 31 9 9967 5812 (Assessoria de Comunicação)

Encontre uma reportagem