fbpx

COLUNA: Alimentos que ajudam no combate à depressão e melhoram o humor

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Olá!! Talvez vocês já tenham ouvido falar que alguns alimentos podem interferir no humor, sono e concentração. E isso é verdade! Mas vocês sabem como esses alimentos atuam e quais são eles?

Bom, algumas substâncias destes alimentos atuam estimulando os neurotransmissores, que são os responsáveis por conduzir uma transmissão nervosa de um neurônio para o outro. Para tratar a depressão é fundamental que a pessoa tenha uma alimentação rica em alimentos que estimulem a produção de serotonina e dopamina, que são neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Então vamos falar melhor sobre eles?

Abacate, banana, maçã, laranja, tomate, espinafre, feijão, ovos, chocolate amargo e salmão estimulam o neurotransmissor dopamina. A dopamina é responsável pela regulação motora dos movimentos, no humor, na memória, na atenção e principalmente nas sensações de prazer.

Abacaxi, morango, espinafre, alface, maracujá, ameixa, tomate e soja estimulam o neurotransmissor serotonina. A serotonina é responsável pela sensação de bem-estar, otimismo e prazer. Regula o sono, o humor e a capacidade de aprendizagem.

Produtos lácteos fermentados, soja, ervilha, aveia, arroz, couve, brócolis, chocolate amargo e batata doce estimulam o neurotransmissor gaba. O gaba atua como ansiolítico, analgésico e hipotensivo (regula pressão).

Agora que já sabem a importância destes alimentos tão importantes para o equilíbrio do organismo e que atuam no bem-estar físico e mental, mantenham sempre um consumo regular deles associado à uma alimentação balanceada.

Me enviem sugestões de temas para as próximas postagens: 31 98872-3586

Um grande abraço e até a próxima!

Roberta Bianchinni
Nutricionista
CRN 16351
@nutrirobertabianchinni

Roberta Bianchinni (CRN 16351) é Técnica em Nutrição e Dietética pela escola III Millenium de Sete Lagoas, bacharel em Nutrição, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e especialista em Nutrição Clínica e Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Grupo Santa Casa de Belo Horizonte. Pós Graduanda em Nutrição Funcional e Estética e Pós Graduanda em Nutrição Funcional e Esportiva.

Encontre uma reportagem