Um artigo publicado em 2020 mostra que a infertilidade acomete de 8 a 15% dos casais durante a sua vida fértil. As causas da infertilidade podem ser bem variadas. Algumas das principais são:
– Endometriose;
– Má alimentação e obesidade;
– Miomas;
– Síndrome do ovário policístico;
– Disfunção ovulatória.
Em relação à má alimentação, o baixo consumo de alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes estão fortemente relacionados à infertilidade. Consequentemente, o alto consumo de alimentos hipercalóricos, ricos em gorduras, açúcares e sal favorecem o sobrepeso e obesidade que também favorecem a infertilidade.
É importante destacar que o mau hábito alimentar, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo favorecem tanto a infertilidade feminina quanto a masculina.
Quando um do casal precisa de reeducação alimentar para o tratamento da infertilidade, o ideal é que ambos façam, independentemente do peso. O casal mais saudável tem mais chance de engravidar. Além de fortalecer os laços entre os dois.
O tratamento nutricional é realizado através da reeducação alimentar. A cada consulta são identificados os principais hábitos a serem melhorados e conforme o indivíduo vai se adaptando novas rotinas são introduzidas ao tratamento.
As principais orientações nutricionais são:
– Alto consumo de frutas, verduras e legumes: são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras;
– Distribuição adequada das calorias entre carboidratos, proteínas e gorduras: para obter composição corporal adequada;
– Atividade física regular;
– Consumo de vegetais orgânicos;
– Consumo adequado de alguns nutrientes específicos como vitaminas B9 (ácido fólico), B6, E, A e C, os minerais zinco e selênio além de outros antioxidantes como o licopeno.
Enfim, espera-se que o casal tenha uma alimentação mais próxima do natural possível, evitando alimentos processados e industrializados, tabagismo, alcoolismo e que mantenham a prática de exercícios físicos regularmente.
Para orientações individualizadas procure um nutricionista.
Um grande abraço e até a próxima!
Me enviem sugestões de temas para as próximas postagens. 31 98872-3586
Roberta Bianchinni
Nutricionista
CRN 16351