Saber se comunicar bem é essencial para conquistar novas oportunidades e dar grandes passos na vida profissional. Por meio dela é possível transmitir confiança, melhorar a autoestima e criar propriedade para conduzir um determinado assunto, conversa e até mesmo negociações.
Algumas inseguranças não permitem que todo esse potencial seja explorado e é por isso que nessa coluna vamos dar algumas dicas para melhorar a sua comunicação. Continue a leitura para saber mais!
Quando falamos de comunicação, falamos de tornar algo comum para as pessoas, por isso, criar uma conexão com elas é tão importante. Para isso, é necessário saber escutar verdadeiramente o que o outro está querendo dizer, antes de fazer qualquer interrupção.
Isso significa que para estabelecer uma comunicação honesta é preciso ouvir atentamente e se preocupar com o que está sendo dito pela pessoa e só então você deve responder. Lembre-se sempre de ser receptiva e tratar as pessoas como gostaria de ser tratada, essa simples mudança trará impactos significativos no seu modo de se relacionar e de se comunicar.
Uma outra dica relevante que gera muita confiança é a ampliação de repertório, ou seja, conheça sobre assuntos variados, procure ler bons livros, veja notícias, consuma conteúdos de valor na internet, faça cursos e treinamentos… Tudo isso além de agregar para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, é um caminho para que você contribua e se torne uma pessoa ainda mais interessante.
É claro que você não precisa saber de tudo, mas é fato que temos afinidades mais com alguns assuntos do que outros e dominar alguns deles faz toda diferença. Na hora da comunicação, fale sobre o que você domina e pergunte o que não sabe, tenha humildade para aprender, assumir os erros e principalmente, perceber o que pode ser melhorado, isso é fundamental para o crescimento.
Lembre-se que a nossa comunicação não é feita somente pelas palavras. A linguagem corporal também conta muito, pois mais da metade da nossa comunicação se dá por meio dos gestos e posturas. Olhe nos olhos das pessoas, lembre-se da sua expressão facial e tom de voz. A melhor forma de começar é treinando, leia em voz alta, pratique a sua fala na frente do espelho ou de uma câmera, assim você pode observar quais os pontos estão bons e quais podem ser melhorados.
Com essas ações simples e um pouquinho de treino a sua forma de se comunicar pode mudar completamente. É importante ressaltar que para uma comunicação ser assertiva e efetiva ela deve considerar sempre as pessoas envolvidas. Conta aqui nos comentários qual a sua maior dificuldade na hora de se comunicar!
Francielle Rocha
Gestão e Empreendedorismo