A cidade de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, tem realizado diversas iniciativas para assistir à população. Desde janeiro até abril de 2023, a Prefeitura já entregou mais de 1500 cestas básicas para as pessoas cadastradas nos programas socioassistenciais do município. Além disso, para ampliar os resultados das atividades, a Prefeitura criou o projeto “CRAS Até Você”, que leva os serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social para os lugares mais afastados do centro, como as zonas rurais.
A Secretária de Desenvolvimento Social, Viviane Sena, destaca a importância do trabalho realizado e afirma que o retorno da população tem sido positivo. “Levamos dignidade e oportunidades para pessoas menos favorecidas”, diz Viviane. A Secretaria também reativou e criou importantes Conselhos Municipais e presta serviços como a disponibilização do vale-social, da carteirinha do autista e do auxílio-funeral.
Em parceria com a Associação São Sebastião (ASSER), a Prefeitura de Pedro Leopoldo executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que tem como objetivo complementar o trabalho social realizado para as famílias. O SCFV oferece atividades em grupo como oficinas de artesanato, aulas de Muay Thai e ginástica. O coordenador geral das oficinas, Luiz Carlos Júnior, afirma que as atividades têm tido um retorno positivo e que o objetivo é aproximar as pessoas e fortalecer os vínculos entre famílias.
As aulas e oficinas são disponibilizadas para todas as idades, pois a intenção da Prefeitura de Pedro Leopoldo é trabalhar para todos. Com essas iniciativas, a cidade tem buscado melhorar a qualidade de vida da população, proporcionando oportunidades e dignidade para aqueles que mais precisam.