Pelo menos 130 cidades mineiras decretaram situação de emergência por causa da estiagem. O número foi atualizado na sexta-feira (19) pela Defesa Civil Estadual. O levantamento aponta que boa parte dos municípios estão nas regiões do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Norte do estado.
A lista completa das cidades pode ser conferida aqui.
O decreto que reconhece a situação de emergência autoriza a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) a prestar suporte às cidades atingidas. O objetivo é agilizar os trâmites burocráticos e apoiar os municípios que historicamente são atingidos pela seca.
Sem chuva
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o cenário deve permanecer o mesmo até o fim do mês. Na Região Sudeste, ocorrem chuvas isoladas apenas no litoral capixaba e do Rio de Janeiro. Em Minas, portanto, fica o alerta de baixa umidade relativa do ar. Nesse caso, é necessário reforçar a hidratação.
No Sul de Minas, a situação é um pouco diferente. No sábado (20) e domingo (21), as baixas temperaturas e a umidade favorecem a formação de geadas em pontos isolados, principalmente na divisa com São Paulo.
Fonte: Globo Minas.


















