Nesta terça-feira (13) é celebrado o dia de Santo Antônio, uma das figuras mais importantes da religião católica, conhecido como “padroeiro dos humildes”, por distribuir alimentos aos pobres e fazer milagres.
Há quem conheça Santo Antônio também pela “fama” de casamenteiro, com várias histórias que ficaram conhecidas e atravessaram gerações.
Uma das histórias do imaginário popular é que, uma mulher pedia diariamente à estátua do Santo para encontrar um marido, porém, sem êxito. Frustrada por não encontrar um amor, ela teria se irritado e atirado a imagem pela janela. O objeto teria atingido um rapaz, que ao se conhecerem, ficaram apaixonados e assim, deram crédito ao santo pela união.
Já um dos rituais mais conhecidos é o de colocar a estátua de Santo Antônio na geladeira ou de cabeça para baixo, de “castigo” até conseguir encontrar um grande amor. Simpatia Que acaba ligando a data do Dia dos Namorados à do Santo Casamenteiro, como também é conhecido.
Sobre a história de Santo Antônio
Para além das histórias populares, antes de ser santo, Antonio foi um homem, nascido em Lisboa no ano de 1195, que vivia uma vida simples e dedicada à igreja. Tornou-se missionário franciscano, e morreu em Pádua, em 1231.