Em geral, quando se é feito uma transferência via Pix para uma pessoa errada ou com valor acima do combinado, não dá para cancelar o pix feito. Mas, existem caminhos (e esperança) para reaver o dinheiro. Saiba o que fazer nesses casos.
PIX cancelado? Entenda o que fazer se errar o valor enviado. (Imagem: FDR)
Desde que o método de transferência de dinheiro foi lançado em 2020, ele já se tornou queridinho de muitas pessoas. Afinal de contas, é prático e rápido. Mesmo assim, ainda não há como desfazer um pagamento que já foi feito, porém, há maneiras de consertar o erro.
Imagine que você foi fazer um pix para outra pessoa e acabou mandando para a pessoa errada ou mandou um valor a mais. O cenário hipotético pode acontecer e, caso o destinatário não devolva o PIX de “boa-fé”, o usuário pode procurar a Justiça.
Mandei um Pix errado. Dá para cancelar?
O cancelamento de uma transferência via PIX só é possível em caso de agendamento, ou seja, se o valor ainda não tiver sido enviado ao destinatário.
A primeira coisa a se fazer depois de cometer o erro por engano, é tentar entrar em contato com a pessoa que recebeu o valor. Ao fazer a transferência, o usuário tem acesso aos dados pessoais do recebedor, então é possível usar essas informações para encontrar o destinatário e pedir a devolução.
Se não resolver de boa-fé, a pessoa que fez o PIX deve acionar o banco, porque ele tem todos os dados da pessoa que recebeu e pode entrar em contato com a instituição na qual o recebedor tem conta, para que haja a devolução dos recursos.
Tudo falhou? É hora de fazer boletim de ocorrência e procurar a Justiça. Vai ser preciso entrar com um processo falando que cometeu um erro e aí tem que esperar o juiz reconhecer o erro e obrigar quem recebeu errado a devolver.
Caí em um golpe via Pix. Vou ver meu dinheiro de novo?
Para casos de golpe envolvendo o PIX, o Banco Central conta com uma ferramenta chamada Mecanismo Especial de Devolução (MED). Por meio dele, o banco inicia um procedimento para analisar a fraude e, se possível, devolver o valor.
O aconselhado é entrar em contato com seu banco e reportar o problema o mais rápido possível. Tenha sempre o comprovante do PIX em mãos, que vai ter informações importantes sobre quem recebeu o golpe.
O primeiro passo precisa ser entrar em contato com o banco para que a instituição consiga iniciar o MED e bloquear o valor da conta do fraudador, antes que ele saque o dinheiro ou o transfira para outro lugar.
Ao iniciar o processo, o banco da pessoa que sofreu o golpe entra em contato com o BC, então o banco do fraudador precisa bloquear os recursos da conta dele.
Se o banco do fraudador observar que de fato a transação foi por fraude e concorda com o pedido de devolução, o banco retira recursos do fraudador e devolve para o usuário pagador.
O banco do fraudador não tem a responsabilidade de usar recursos próprios para pagar a vítima do golpe. Por isso, caso a conta do fraudador não tenha dinheiro, o valor não poderá ser devolvido pelo MED e o usuário precisará acionar a Justiça.
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