São Francisco de Assis: santo padroeiro dos animais é celebrado nesta quarta

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e do meio ambiente, é celebrado nesta quarta-feira (4), na Arquidiocese de Belo Horizonte. No Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, na Pampulha, a programação inclui visitação temática, bênção aos animais, Celebração Eucarística e momento cultural.

Católico ou não, você provavelmente já ouviu falar de São Francisco de Assis. O atual papa Francisco adotou esse nome em homenagem ao santo. Frequentemente retratado rodeado por bichos, sobretudo pássaros, São Francisco é considerado o padroeiro dos animais. 

“Na tradição católica, um santo padroeiro é alguém que se acredita poder interceder junto a Deus em favor das orações de alguém”, explica Ana Beatriz Dias Pinto, professora do curso de Teologia da PUCPR. No caso de São Francisco, isso se deve à sua conduta sensível a todos os aspectos da natureza

O padre Edvaldo Nascimento conta um pouco da trajetória do santo. Nascido na cidade italiana de Assis entre os anos 1181 e 1882, Francisco era filho de um rico comerciante de tecidos e levava uma vida abastada. 

Apaixonado por histórias de cavalaria, o jovem Francisco sonhava ser um herói, motivo que o levou a participar de conflitos armados. Após ficar preso durante um ano, no entanto, reavaliou seus valores e ouviu o chamado de Deus. Assim, Francisco passou a dar mais importância a todas as criaturas, incluindo os pobres, os animais e as plantas. O marco de sua mudança foi quando, em praça pública, despiu-se e entregou as vestes a seu pai, renunciando aos confortos materiais.

Encontre uma reportagem