Cândida Borges rompe fronteiras e apresenta instalação de arte imersiva com realidade virtual em diversos países
A artista brasileira Cândida Borges, em parceria com o artista colombiano Gabriel Mario Vélez, leva sua arte para o outro lado do mundo. Entre os dias 14 e 18 de junho, os artistas latino-americanos apresentarão a instalação “Web Derive01 – Online Exhibition”, integrante do Projeto “Transeuntis Mundi”, no NIME (New Interfaces for Musical Expression) – 2021, em Shangai na China.
Em desenvolvimento desde 2018, “Transeuntis Mundi” é uma jornada sobre como a mobilidade através do espaço e do tempo criou geografias e a humanidade transcultural e transnacional. Evoca o poder da ancestralidade, identidade e legado, apresentando uma peça conceitual da arte da nova tecnologia, alimentada por áudio 3D e realidade virtual, projeções, esculturas sonoras e ações performativas.
O projeto é resultado das pesquisas de doutorado de Cândida sobre composição em artes focada em novas tecnologias e já foi apresentado em diversos países, entre eles: Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Reino Unido. Para o próximo mês, estão previstas exibições no Brasil e na Grécia.
SOBRE “TRANSEUNTIS MUNDI”
O Projeto “Transeuntis Mundi” propõe capturar a memória sonora e visual de povos, culturas e cidades para contar a história dos milenares transeuntes que vêm cruzando o mundo. Desta forma, retrata a diversidade de quatro países em quatro continentes e gera um arquivo do patrimônio cultural humano a ser visto hoje e pelas gerações futuras.
A expressão “Transeuntis Mundi” vem do latim, a língua franca da expansão da cultura ocidental. Personifica o ser humano que embarcou na aventura de descobrir e explorar o mundo. Hoje, mais do que nunca, tornou-se mais móvel e transumano, equipado com mais ferramentas para criar memórias de sua viagem.
Sua metodologia utiliza a documentação com tecnologia 360 imersiva de transeuntes de todo o mundo. A partir desse arquivo, inicia-se um processo de criação de obras de realidade virtual, vídeos, fotografias, paisagens sonoras, composições musicais e performances, com o objetivo de imergir o observador/espectador em uma experiência além de seu espaço e tempo de existência. Em suma, é uma combinação de conhecimento, inovação e poesia, respaldada por processos de pesquisa artística e mediada pela tecnologia transmídia.
SOBRE CÂNDIDA BORGES
Professora Associada da Unirio (BR), Pesquisadora Visitante da Universidade de Antioquia (CO), Pesquisadora Visitante da Columbia University (US) eDoutora pelo Interdisciplinary Center for Computer Music Research/Plymouth University (UK).
SOBRE GABRIEL MARIO VÉLEZ
Decano e Professor da Universidade de Antioquia (CO), Pós-Doutor em Artes pela Universidade Nacional de Córdoba (ARG) e Doutor em Artes pela Universidade Complutense de Madrid (ESP).
SERVIÇO
Trailer do Projeto Transeuntis Mundi: https://bit.ly/2uXysVH.
