A Prefeitura de São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai iniciar, nesta sexta-feira (3), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para idosos com idade acima de 70 anos que receberam a segunda dose do imunizante há mais de seis meses.
A cidade é a primeira da Grande BH a anunciar a aplicação da dose de reforço, após orientação do Ministério da Saúde. A recomendação ocorreu porque estudos comprovam redução da proteção gerada pela vacina ao longo do tempo.
As vacinas serão aplicadas em todas as salas de vacina das unidades de saúde do município, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Os endereços podem ser consultados no site da prefeitura.
Os idosos que não tiverem condições de se locomover devem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e solicitar o agendamento da vacinação domiciliar.
Para se imunizar, é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacina e cartão SUS ou comprovante de residência no município.
Quem quiser mais informações pode procurar a UBS de referência ou entrar em contato pelos telefones (31) 3534-9090 e (31) 3534-9000.
A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é que todos os municípios comecem a aplicar a dose de reforço em idosos neste mês, concomitantemente à vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com e sem comorbidade.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
A orientação da pasta é que a dose de reforço seja de tipo diferente da aplicada na primeira e segunda doses. Quem tomou a CoronaVac, por exemplo, deve ser imunizado com a Pfizer, AstraZeneca ou Janssen agora.