terça-feira, 30 de abril de 2024

Contato

COLUNA: Quem precisa de terapia?

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Existem muitos motivos para fazer, mas qual será realmente o momento de procurar um(a) Psicanalista ou outro(a) profissional ligado à saúde mental?

Primeiramente, a terapia não está restrita às pessoas “doentes”.

Ela pode ajudar todas as pessoas em algum momento de suas vidas, seja para superar um divórcio, passar adequadamente pela experiência do luto, ajudar a entender o porquê de fobias e até mesmo controlar vícios, entre outras situações.

Antes de começar a procurar terapia, é importante saber que existe um tipo de terapia para cada situação e cada caso é único, não havendo soluções ou fórmulas mágicas.

Nem todo mundo sabe da importância dos cuidados com a saúde mental e a maioria acredita que fazer terapia é apenas para pessoas com “problemas”.

Segundo a Psicanálise, não é bem assim.

O fato é que todas as pessoas têm problemas internos, externos, em seus relacionamentos, em lidar com os seus sentimentos, dar respostas, ser funcional etc. O mundo se torna cada vez mais exigente, perdas e doenças atravessam nossa existência e, em contrapartida, as pessoas se sentem cada vez mais pressionadas e perdidas.

Por isso, a Psicanálise torna o olhar para si um exercício de constante aceitação e descobertas, mostrando que existem, além dos afazeres, cobranças e infortúnios, inúmeras possibilidades de lidar com a vida e consigo mesmo.

Esta capacidade de auto-observação é acompanhada e estimulada com a ajuda do(a) Psicanalista, entre outros(as) profissionais da psicoterapia.

Muitas pessoas não sabem direito como funciona uma terapia, tendo pouca ou nenhuma referência de tratamento. Mas, se você sente que precisa de ajuda, procure um (a) profissional da saúde mental. O sigilo e a ética profissional garantem a você a liberdade necessária para experimentar os benefícios da cura pela fala.

Esse texto faz sentido para você?

Aline Santos

Psicanalista Clínica – Telefone: (31)99576-1691

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.