fbpx

Deputados querem que governo priorize projeto do Anel ferroviário RMBH

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Os deputados estaduais solicitaram ao Governo de Minas prioridade em alguns projetos de investimentos no transporte ferroviário no Estado. O objetivo é que essas propostas possam ser apresentadas ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, na próxima quinta (25).

Na audiência realizada nesta sexta-feira, 19, o Deputado João Leite defendeu que esteja nessa lista a proposta de implementação do Anel Ferroviário da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) que iria trazer melhorias no transporte de carga e também no de pessoas na região. Ele salientou que a legislação garante que haja um indicativo dos investimentos que devem ser feitos e de um cronograma para que a renovação da concessão seja efetivada.

A deputada Marília Campos (PT) corroborou com a fala de João Leite. “Não podemos correr o risco de perder o recurso por falta de projeto”, afirmou. A deputada Laura Serrano (Novo) também defendeu o investimento no modal ferroviário da RMBH.

Aeroporto – O deputado Roberto Andrade (Avante), relator da comissão, defendeu uma ligação ferroviária para o Aeroporto de Confins, na RMBH. “Vamos sair dessa crise com dificuldades econômicas que vão precisar ser superadas. Então, um investimento nessa ligação com o aeroporto é fundamental”, disse.

A subsecretária de Transportes e Mobilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Monica Salles Lanna, enfatizou que vai levar para o secretário da pasta a demanda dos deputados sobre hierarquizar projetos para a reunião da próxima semana com o ministro do TCU.

Minas dispõe da segunda maior malha ferroviária do Brasil.

Encontre uma reportagem