fbpx

Cobertura Vacinal: 450 crianças de Sete Lagoas vão participar de pesquisa

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Pesquisadores do Ministério da Saúde realizarão durante todo o mês de outubro entrevistas com residentes em 19 capitais, Brasília e outras cidades brasileiras, incluindo Sete Lagoas, com o objetivo de estimar a cobertura vacinal aos 12, 18 e 24 meses de crianças nascidas em 2017 e 2018.

Na cidade da Região Central do estado serão 450 crianças avaliadas em suas residências por quatro entrevistadores e um coordenador de campo, devidamente treinados, que estarão identificados por camiseta e crachá, além de estarem usando equipamentos de proteção individual. 

“Eles irão coletar os dados de cada domicílio sorteado usando um tablet, seguindo um questionário estruturado, com variáveis de identificação da criança e do responsável, além de variáveis socioeconômicas, de acesso à saúde, e sobre a vacinação”, explica o coordenador de Gestão da Saúde do município, Alber Alípio. 

De acordo com Taynãna Simões, pesquisadora em Saúde Pública, os entrevistadores devem tirar uma foto legível da caderneta de vacinação e demais comprovantes de campanha. Se necessário, os entrevistadores também farão uma busca ativa de nascidos neste ano, em cada conglomerado sorteado, até que o número amostral seja atingido. Posteriormente, os dados de vacinação serão transcritos por profissionais de saúde com experiência em imunização.

A equipe de pesquisa e campo conta com a coordenação, em Minas Gerais, da pesquisadora em Saúde Pública, Taynãna Simões, do Instituto René Rachou (FIOCRUZ-MINAS) e coordenação nacional do professor Dr. José Cássio de Moraes, docente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e consultor do Programa Nacional de Imunização (PNI).  

Além de bolsistas de pesquisa, Orozimbo Campos Neto e Rosiane Rodrigues, equipe técnica de profissionais de saúde, que irá fazer a leitura e digitação dos dados vacinais das crianças, e equipe de campo treinada por uma empresa especializada em inquéritos domiciliares. Em Sete Lagoas, os entrevistadores são Renata Oliveira, Gabriel Alves, Carina Mansur e Aline Dias, sob a coordenação de Vilma Santos Cruz.

Encontre uma reportagem