fbpx

BH passa a obrigar cartazes sobre Manobra de Heimlich em restaurantes; entenda

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Prefeitura de Belo Horizonte sancionou uma lei que obriga lugares que servem comida a fixarem cartazes com orientações sobre a compressão abdominal para desobstrução de vias respiratórias. A medida busca instruir a população em casos de emergência, possibilitando a intervenção em possíveis engasgamentos.

A obrigação vale para estabelecimentos que oferecem alimento para consumo imediato e para praças de alimentação de acesso público. Os cartazes devem colocados “em locais estratégicos e em quantidade suficiente para assegurar fácil visualização por todos os frequentadores dos espaços”. A norma, entretanto, não traz nenhum modelo a ser seguido.

A obrigatoriedade da lei passa a valer já nesta sexta-feira.

Manobra de Heimlich

De autoria do vereador Juninho Los Hermanos (Avante), a lei esclarece sobre a compressão abdominal, também conhecida como “abraço da vida” ou Manobra de Heimlich. A ação consiste num abraço ao redor do abdômen, seguido de compressão na “boca do estômago” e empurrão para cima, em formato de “J”.

O movimento deve ser feito até que a vítima elimine o corpo estranho que causa o engasgamento, mas só é válida caso a pessoa esteja consciente. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. 

O post BH passa a obrigar cartazes sobre Manobra de Heimlich em restaurantes; entenda apareceu primeiro em BHAZ.

Encontre uma reportagem