fbpx

Aeroporto de Confins concentra maiores amostras da covid-19

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uma pesquisa analisou a presença do coronavírus em locais com grande circulação de pessoas em Belo Horizonte. E o Aeroporto de Confins, na região metropolitana da capital mineira registrou a maior concentração em amostras de esgoto: 84%. As análises foram feitas entre 30 de setembro de 2020 e 24 de agosto de 2021.

O levantamento, feito pela Rede Monitoramento Covid Esgotos, alerta que o aeroporto internacional, devido à alta frequência de amostras positivas, deve ser alvo de políticas de controle epidemiológico, como testagem e rastreamento para evitar a disseminação da doença.

Além do aeroporto foram analisados o Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro – principal rodoviária de Belo Horizonte, e dois shoppings, um na região centro-sul e o outro em um centro comercial popular no centro da cidade.

O boletim mostra ainda que as maiores concentrações do material genético do vírus foram detectadas durante períodos de suspensão das atividades não essenciais, o que indica a existência de infectados entre os funcionários dos dois shoppings.

Também foram analisadas amostras do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Já no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, que tem um público frequentador mais fixo, houve o aumento nas concentrações do vírus nos esgotos quando foram reportados casos de covid-19 no local.

Na prática, os resultados dessa pesquisa, fornecem alertas dos riscos de aumento de incidência do vírus de forma regionalizada, além de ajudar a entender a dinâmica de circulação do coronavírus. Outra linha de atuação é o mapeamento do esgoto para identificar áreas com maior incidência da doença e usar os dados como uma ferramenta de alerta precoce para novos surtos.

O projeto Monitoramento Covid Esgotos é realizado em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto.

Encontre uma reportagem