fbpx

Justiça lança documento sobre uso de câmeras por policiais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Ministério da Justiça e Segurança lançou o documento “Câmeras Corporais: Uma Revisão Documental e Bibliográfica”, elaborado pelo consultor Pedro Souza, professor de Economia da universidade Queen Mary, de Londres. O objetivo é oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas, melhorar as práticas policiais e fortalecer a confiança da sociedade nas instituições de segurança pública.

As câmeras policiais, usadas em mais de 40 países, têm demonstrado melhorar o desempenho policial e reduzir a letalidade, especialmente contra a população negra. O diagnóstico foi elaborado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O estudo inclui uma análise bibliográfica das práticas nacionais e internacionais e avalia as diretrizes e práticas das organizações de segurança pública sobre a utilização dos dispositivos. A nova diretriz do uso das câmeras corporais abrange diversas corporações policiais e inclui atividades ostensivas, buscas, ações operacionais e interações com custodiados, entre outras situações.

Foto: CNN Brasil.

Encontre uma reportagem