fbpx

Número menor de mortes por Covid banaliza a pandemia

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Os grandes eventos voltaram, e o uso de máscara está cada vez mais raro nos espaços públicos. O Brasil vivencia a menor média móvel de mortes por Covid desde abril do ano passado, mas isso está longe de ser o fim da pandemia. O país ainda registra uma média de 250 óbitos pela doença por dia, um número ainda muito alarmante, mesmo que há seis meses, a média diária estivesse superando 3.000 mortes.

Para ser uma ideia, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das maiores causas de mortes no país, foi responsável por 101 mil vidas perdidas em 2017 no Brasil – uma média de 274 por dia. A dengue, um dos grandes problemas da saúde pública no país, foi responsável por 782 mortes em 2019 em todo o território. Média de duas por dia. 

Para Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ainda estamos longe de ficar tranquilos em relação à transmissão ou à gravidade do coronavírus. “Não se pode normalizar algo que não é normal só porque vivemos uma catástrofe recentemente. Na verdade, saímos do centro do vulcão, mas ainda estamos nadando na lava”, argumenta. 

Fonte: O Tempo.

Encontre uma reportagem