Em todo o Brasil, 103 municípios poderão realizar um segundo turno nas eleições municipais de 2024, caso nenhum candidato obtenha a maioria absoluta dos votos no primeiro turno, marcado para o dia 6 de outubro. Essas cidades, que possuem mais de 200 mil eleitores aptos, incluem capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que, juntas, essas localidades representam 38,8% do eleitorado nacional, totalizando 60,5 milhões de eleitores. Nos municípios onde houver segundo turno, a votação ocorrerá em 27 de outubro. Municípios com menos de 200 mil eleitores terão seus prefeitos eleitos no primeiro turno, conforme o resultado.
Apesar de ter uma população significativa, o Distrito Federal não participa das eleições municipais devido à sua estrutura política diferenciada, prevista na Constituição Federal de 1988.
O Brasil tem mais de 155,9 milhões de eleitores cadastrados para as eleições deste ano, com São Paulo sendo o estado com mais localidades aptas a um segundo turno.
Fonte: Agência Brasil