fbpx

COLUNA: Perigos do INTESTINO PRESO: o que fazer?

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A constipação intestinal, popularmente chamada de intestino preso ou prisão de ventre, é um sintoma e não uma doença. Ela caracteriza-se pela dificuldade de evacuar ou pela redução das vezes de evacuação. As fezes geralmente apresentam-se duras e ressecadas.

As principais causas deste problema são o consumo inadequado de água, dieta pobre em fibras (frutas, verduras, legumes e cereais integrais), dieta rica em industrializados e o sedentarismo. Porém, o uso de determinados medicamentos, doenças no intestino, alterações no metabolismo, entre outras, também podem causar a constipação intestinal.

Apesar de não ser uma doença, se o intestino não funcionar com uma certa regularidade, este problema poderá se agravar a longo prazo e gerar muito desconforto e problemas sérios para a saúde. As consequências podem ser distensão abdominal, muitos gases, doenças intestinais (diverticulites, hemorroidas, fissuras anais…) e até mesmo o câncer de intestino.

Então, quais são os hábitos que devemos adotar para um bom funcionamento intestinal?

– Consumir frutas com casca e/ou bagaço (maçã, laranja, mexerica…) e verduras e legumes crus.
– Preferir alimentos laxativos como mamão, laranja com bagaço, melancia, manga, ameixa seca, caqui, abacaxi, mexerica;
– Sempre que possível coma a fruta, ao invés de tomar o suco da fruta;
– Tente tomar, aproximadamente, 10 copos de água por dia;
– Ingerir pelo menos 2 colheres de sopa ao dia de: farelo de trigo, semente de linhaça, farelo de aveia, granola. Estes farelos podem ser acrescentados em suco, vitamina, iogurte, feijão e farofa;
– Preferir alimentos integrais como pães, bolos, biscoitos.
– Crie o hábito sanitário diário, de preferência pela manhã, após o desjejum. Tente evacuar sempre que der vontade. Se você não evacuar quando estiver com vontade, o seu intestino fica cada vez mais preguiçoso;
– Coma devagar, em um ambiente agradável e mastigue bem. Isso ajuda no processo de digestão e facilita no processo de eliminação das fezes;
– Fracione as refeições evitando ficar mais que 3 horas sem se alimentar. Comendo mais vezes durante o dia, evita que você sinta muita fome e coma um volume grande de uma só vez facilitando a digestão e a evacuação.
– Pratique atividade física regularmente;
– Observe a tolerância a alimentos flatulentos (alho, batata-doce, brócolis, cebola, couve, couve-flor, ervilha, feijão, milho, ovo, rabanete, repolho, entre outros).

Abaixo, deixo uma receitinha que sempre passo para meus clientes com constipação intestinal. Faça esta receita todos os dias e consuma pela manhã. Depois que o intestino estiver funcionando bem vá intercalando os dias de consumo. Não se esqueça de seguir também as dicas acima.

Ingredientes:
– 1 fatia de mamão papaia;
– 1 fatia de melancia;
– 1 fatia de abacaxi;
– 1 fatia de melão;
– 1 colher de farelo (o que preferir);
– Água (se necessário).

Modo de Preparo:

Bater tudo no liquidificador e consumir preferencialmente pela manhã.

Não há um ideal de frequência de evacuações. Porém, com a alimentação equilibrada, atividade física regular e consumo adequado de água o esperado é que o intestino funcione todos os dias!

Para uma orientação individualizada sobre as suas necessidades de fibras e ingestão de água consulte um nutricionista.

Me envie sugestões de temas para as próximas postagens: 31 98872-3586

Roberta Bianchinni
Nutricionista
CRN 16351
@nutrirobertabianchinni

Roberta Bianchinni (CRN 16351) é Técnica em Nutrição e Dietética pela escola III Millenium de Sete Lagoas, bacharel em Nutrição, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e especialista em Nutrição Clínica e Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Grupo Santa Casa de Belo Horizonte. Pós Graduanda em Nutrição Funcional e Estética e Pós Graduanda em Nutrição Funcional e Esportiva.

Encontre uma reportagem