fbpx

Laços da Ancestralidade Celebra a Cultura Afro-Periférica em Belo Horizonte

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Festival Laços da Ancestralidade retorna para sua terceira edição em Belo Horizonte, nos dias 16 e 17 de novembro de 2024, no Mercado da Lagoinha. O evento celebra o Dia da Consciência Negra e reúne música, gastronomia, palestras, feira afro, atrações infantis e rituais simbólicos para valorizar e fortalecer a cultura dos povos afro-periféricos e das religiões de matriz africana.

Realizado pela Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente em parceria com Cenarab e a Reunião Umbandista Mineira, o festival conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte e promove atividades para toda a família. Entre os destaques musicais, estão apresentações de Aline Calixto com o show “Clara Viva”, Bloco Orisamba e Sérgio Pererê.

Um dos momentos mais emblemáticos será o “Laço na Gameleira”, cerimônia simbólica onde um grande pano branco envolve a árvore centenária do Mercado da Lagoinha, representando a resistência e a fé dos povos afro-brasileiros. Além disso, a Feira Kinanga oferece produtos afro-empreendedores, como artesanato, roupas e gastronomia.

Programação Completa:

Sábado, 16 de novembro

14h: Apresentação do Ilê Odara

15h: Roda de Escuta

17h30: Show com o Bloco O Leão da Lagoinha

18h: Samba Nossa Roda

Domingo, 17 de novembro

9h: Distribuição de mudas

10h: Laço na Gameleira

11h30: Feira Afro Empreendedora

12h: Show Bicho Folha e Joviano

14h: Show Clara Viva – Aline Calixto

16h: Show com Bloco OriSamba

18h: Show com Sérgio Pererê

Serviço:

Festival Laços da Ancestralidade – Expressões da Matriz Afro em BH

Datas: 16 e 17 de novembro de 2024

Local: Mercado da Lagoinha (Rua Formiga, 140, Bairro Lagoinha, BH/MG)

Entrada: Gratuita

Informações: (31) 97337-1613

O evento é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e busca promover a troca de saberes e a valorização dos afroempreendedores, além de contribuir para a luta contra o racismo estrutural.

Encontre uma reportagem