fbpx

COLUNA: Você tem falado sobre os seus sentimentos?

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Expressar os sentimentos nem sempre é fácil, principalmente os mais difíceis de serem sentidos, e isso acontece por diversos motivos, um deles é o famoso “…mas, o que vão pensar de mim?”, quem nunca pensou assim, não é mesmo?!

Analisando os fatos, o que o pensamento do outro pode interferir na minha realidade? Os meus pacientes vão se identificar com essa fala, o que os outros pensam de você é só o pensamento dele e não muda nada, de fato, na sua realidade, e os seus próprios pensamentos podem, inclusive, não serem verdadeiros. Quero dizer que o melhor a se fazer é expressar de alguma forma, o que sente. Vou explicar a necessidade e importância disso.

Corpo e mente são sim interligados, logo o que eu penso e sinto, o meu corpo transforma isso tudo em substâncias e essas podem gerar no meu organismo, no dia a dia, irritação, cansaço sem motivo aparente, tristeza e ansiedade; dores, sensação de falta de ar, baixa imunidade, insônia e tantos outros sintomas emocionais, psicológicos e físicos. Portanto, vamos imaginar um pote que a cada dia colocamos um pouco de água, mas não derramamos nem uma gota, é óbvio que com o passar dos dias esse pote não irá caber mais água e o que acontece? Transborda em algum lugar. Assim somos nós com nossas emoções, quando não são ditas, elas se “acumulam” e quando não suportamos mais, assim como o pote, “explodimos”, e na maioria das vezes, isso não é legal e nunca saudável.

Hoje então, minha dica para você é, nunca deixe de expressar o que sente, mesmo que possa seja difícil é o melhor para o seu bem-estar. Pense, de forma consciente, como e o que quer dizer, e se sinta leve, sem se cobrar ou se culpar por isso. Caso considere muito difícil esse movimento, procure um profissional, um psicólogo que possa junto a você descontruir pensamentos disfuncionais e automáticos, e construir pensamentos e emoções conscientes e assertivos. Te desejo muita luz e leveza; conte comigo!

Isis Costa – Psicóloga
Contato: (31) 9 9531-8207

Isis Costa – Psicóloga

Encontre uma reportagem