Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na noite deste sábado (25) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, transportando os primeiros brasileiros deportados dos Estados Unidos após o início do governo de Donald Trump. O grupo de 88 pessoas deveria ter desembarcado na noite de sexta-feira (24), mas um problema técnico obrigou a aeronave a pousar em Manaus.
Quatro passageiros decidiram desembarcar na capital amazonense, enquanto o restante do grupo foi levado a Minas Gerais em um voo solicitado pelo governo brasileiro. A Polícia Federal recepcionou os deportados e retirou as algemas, como orientado pelo Ministério da Justiça, que destacou a necessidade de tratamento digno.
Relatos apontam que os deportados enfrentaram violência durante a custódia nos Estados Unidos, além de condições degradantes no transporte. Este é o segundo voo com deportados a chegar em Confins este ano, marcando um início de ações mais rígidas contra imigrantes ilegais pelo governo norte-americano.
Fonte: G1. Foto: Pedro Cunha/TV Globo.