Boa notícia! Belo Horizonte registrou o menor patamar de transmissão da Covid-19 desde que o monitoramento começou a ser feito, em 2020. Segundo o boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura, o RT, índice que mede a transmissão da doença na capital, caiu de 0,83 para 0,81 e está no nível verde de controle.
De acordo levantamento da prefeitura de BH, o menor índice registrado havia sido em 10 de agosto de 2020, quando o RT chegou a 0,85. Nesta quinta-feira (17), a taxa também registrou um dos menores índices com 0,83. As informações são do boletim epidemiológico da capital.
Com o índice atual, na prática, cada grupo de 100 infectados tem repassado a doença para 81 pessoas. O ideal, segundo especialistas, é que o RT fique sempre abaixo de 1. O parâmetro mede a velocidade de transmissão da doença na cidade. O índice tem apresentado redução nos últimos dias, após o pico de casos causado pela variante ômicron.
A situação dos leitos também melhorou, nesta sexta-feira (18). A taxa de ocupação em UTIs caiu de 69,2% para 66,5% conforme o levantamento atual. O índice segue em queda no nível amarelo de alerta desde essa quinta (17), quando o medidor deixou o nível crítico, de perigo, após 37 dias.
O levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra ainda que os leitos de enfermaria exclusivos para Covid também registraram queda, saindo de 52,8% na quinta para 50,3% nesta sexta. O índice permanece no nível amarelo, de alerta.
Com isso, Belo Horizonte encerra a semana útil com tendência de redução em todos os três indicadores usados pela Prefeitura de Belo Horizonte para monitorar a disseminação do novo coronavírus na cidade.