O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou a possibilidade de rebaixar o status da pandemia de Covid-19 no Brasil para endemia. O político afirmou, hoje (3), que a possibilidade está sendo estudada devido a uma “melhora no cenário epidemiológico”. Na semana passada, o Ministro da Saúde considerou que o avanço da vacinação é um fator que diminui o “caráter pandêmico”.
Bolsonaro posou ao lado do Ministro da Saúde Marcelo Queiroga para fazer o anúncio em suas redes sociais. Segundo ele, o Ministério da Saúde está avaliando rebaixar o status da pandemia. O presidente escreveu:
“Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o @minsaude, @mqueiroga2, estuda rebaixar para endemia a atual situação da COVID-19 no Brasil”. Confira:
– Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o @minsaude , @mqueiroga2 , estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil. pic.twitter.com/SUJraTuehQ
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 3, 2022
Governo já sinalizava desejo de mudança
Na última quinta-feira (24), o ministro Marcelo Queiroga já havia sinalizado que o Governo Federal estava analisando os dados epidemiológicos para alterar o status de pandemia para endemia.
Alguns países como Dinamarca, Reino Unido, França e Espanha já aderiram à mudança. No caso do Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson disse que o próximo passo seria o de transformar as restrições em orientações.
Dessa forma, as medidas como o uso de máscaras, testagem em massa e isolamento social passaram a não serem mais exigidas pelo governo inglês, e tornaram-se opcionais. No Brasil, o Ministro da Saúde ainda não se pronunciou em relação às medidas em função da mudança de classificação.
Entenda a diferença
A OMS (Organização Mundial da Saúde) define a Covid-19 como pandemia desde março de 2020. Isso porque o agente se disseminou em diversos países e continentes e afetou um grande número de pessoas, portanto, a doença recebe tal classificação. A OMS é responsável por definir quando uma doença transforma-se nesse tipo de ameaça global.
Já a endemia acontece quando a doença é recorrente em uma região, mas não há aumento significativo no número de casos e a população passa a conviver com ela. Um exemplo de endemia no Brasil é a dengue, de acordo com o Instituto Butantan, pois ela acomete a população de certas regiões do país durante o período do verão.
O post Bolsonaro confirma que governo estuda rebaixar o status da pandemia de Covid-19 para endemia apareceu primeiro em BHAZ.