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Golpe do emprego: mensagem oferecendo vaga no Sebrae é falsa; saiba como se proteger

Por Dentro De Tudo:

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Trabalhar pouco e por um bom salário é um desejo de muitos brasileiros. Contudo, diversas pessoas relataram à Itatiaia terem sido vítimas de um golpe em uma suposta oferta de emprego. 

Um emprego de meio período no Sebrae estaria sendo oferecido com uma remuneração de até R$ 5 mil. Porém, ao clicar no link enviado junto à oferta de emprego, o candidato corre riscos de ter os seus dados roubados, como, por exemplo, senhas de acesso a vários aplicativos. 

Gerente da unidade jurídica do Sebrae Minas, Fabiana Rosa explica que a instituição está fazendo uma campanha nacional para alertar a população. 

“Trata-se de um golpe. O Sebrae não faz nenhum tipo de oferta de emprego por meio de WhatsApp ou por meio de qualquer outra divulgação desse tipo. O Sebrae tem tomado não somente medidas jurídicas para tentar mitigar esse tipo de golpe, mas também fazendo uma ampla campanha de conscientização e de informação que esse tipo de mensagem é uma fraude, é um golpe. Então, se você olhar nas mídias, nas redes sociais do Sebrae Minas ou de qualquer outro Sebrae, sempre haverá divulgações de que trata-se de golpe”, afirmou a gerente Fabiana Rosa.

Lilian Salgado, presidente do Instituto Defesa Coletiva e advogada especialista em Direito do Consumidor, dá dicas para o cidadão não cair em golpes. 

“A cada dia, aumentam mais os golpes. O consumidor deve ficar atento. A primeira dica é não clique em links ou botões que sejam enviados, mesmo que seja enviado por uma pessoa de confiança. Sempre suspeite quando alguém está pedindo informações pessoais, sobre empréstimos, senhas, telefones e através de link, WhatsApp, compras e vendas. Se o consumidor deseja algum produto ou serviço, deve ir até o site oficial da empresa”, ponderou.

“Altere constantemente as senhas das redes sociais e busque que as senhas não sejam tão simples. A terceira dica é que o consumidor também utilize todas as ferramentas de segurança. No caso do WhatsApp e do Instagram, a autenticação dupla ou tripla. No caso de golpe, imediatamente, o consumidor deve registrar um boletim de ocorrência e uma denúncia nos órgãos de proteção e Defesa do Consumidor”, concluiu. 

Fonte: Itatiaia.

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