Já viveu uma situação em que pediu para uma pessoa entregar uma tarefa “x” e o resultado foi “y”? Episódios assim, além de desmotivar e gerar conflito, prejudicam a reputação de um negócio ou de uma pessoa. Por isso, investir na comunicação corporativa clara e objetiva é tão importante para o sucesso de uma organização.
A comunicação é indispensável para atingir os objetivos de negócio e até mesmo os nossos objetivos pessoais. Por meio dela é possível estabelecer e manter relacionamentos, transmitir credibilidade e consequentemente gerar uma imagem positiva. Ela também permite a valorização de equipes, melhorias nos processos e a divulgação da visão, missão e valores de uma instituição.
Para que isso aconteça é necessário conhecer o seu público, as suas necessidades, como ele se comunica e a partir disso criar estratégias para obter sucesso nesse processo comunicacional. É preciso entender e falar a mesma língua e isso só é possível quando abrimos um canal de troca efetiva entre líderes e liderados, para que aconteça a organização e distribuição correta das informações.
Durante essa troca é importante compreender que é essencial saber falar e ouvir os seus funcionários para que se sintam valorizados, que ruídos sejam eliminados e que a cultura organizacional seja fortalecida. O grande desafio é fazer com que todos esses elementos sejam implementados, mas a grande recompensa é ver o sucesso das relações e do negócio.
Francielle Rocha
Gestão e empreendedorismo