Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu a região da Estrada do Urubu, na zona rural de Pedro Leopoldo, na tarde deste domingo (7). Segundo relatos de moradores, as chamas teriam começado às margens da via e rapidamente se alastraram, alcançando propriedades próximas e colocando em risco a segurança de pessoas, animais, residências, plantações e veículos.
A ação rápida e coordenada de equipes da Defesa Civil Municipal de Pedro Leopoldo, com seus agentes brigadistas comandados pelo coordenador Antônio Júnior, contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por meio da viatura ASM 9137, sob o comando do Sargento Márcio, além da participação fundamental de moradores e trabalhadores locais e do brigadista e socorrista voluntário Dênis Valério.
O fogo ameaçava áreas de plantação de eucalipto, plantações diversas e pastagens, mas foi contido antes que atingisse áreas de RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) e outras fazendas vizinhas. Durante a operação, foi avistada uma serpente coral fugindo das chamas, além de diversas aves silvestres, possivelmente afetadas pela destruição de ninhos e habitat.
Graças à atuação conjunta e eficaz, nenhuma residência foi atingida e não houve registro de feridos. O incêndio foi controlado e as áreas protegidas.
Equipe envolvida no combate:
Coordenador da Defesa Civil: Antônio Júnior Brigadistas: Janel, Leonardo e Janaína Corpo de Bombeiros Militar: Sargento Márcio e três militares Brigadista voluntário: Dênis Valério
