A cidade de São José da Lapa foi palco, na última semana, da formatura da primeira turma 100% feminina do programa Jovem Aprendiz da Lhoist, líder mundial na produção de cal e minerais. A iniciativa, realizada em parceria com o Senai, teve como foco a inclusão e capacitação de mulheres para o setor industrial. Ao todo, 15 jovens moradoras de São José da Lapa e Matozinhos concluíram dois anos de formação técnica e prática.
O programa ofertou 40 vagas em duas regiões de Minas Gerais, incluindo também o município de Arcos, onde a empresa mantém operações. A primeira etapa do curso foi voltada à introdução em processos industriais, seguida por um segundo ano com vivência prática nas operações da empresa.
Durante a cerimônia de formatura, que contou com a presença de familiares, autoridades locais, executivos e parceiros, o CEO da Lhoist na América Latina, Thiago Avelar, destacou o impacto da ação. “Além de contribuir para a inclusão e o empoderamento feminino, essa iniciativa combate um dos principais desafios do setor: a escassez de mão de obra qualificada”, afirmou.
Para a jovem Larissa Moreira, de Matozinhos, o programa foi um divisor de águas. Efetivada na empresa, ela relatou que atuou na área de mineração e manutenção veicular, com acompanhamento técnico e foco em indicadores. “Foi uma etapa desafiadora e enriquecedora. Agora posso continuar aprendendo e crescendo dentro da Lhoist”, disse.
Com os resultados positivos da primeira edição, a Lhoist já planeja novas turmas do programa, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento local, a inclusão de mulheres na indústria e a formação de mão de obra qualificada.
Sobre a Lhoist
Com mais de 130 anos de atuação, a Lhoist é referência mundial na produção de cal e minerais, desenvolvendo soluções para diversos setores industriais com foco em inovação e sustentabilidade. No Brasil, a empresa está presente em Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro.