Belo Horizonte celebra os 70 anos da Festa de Iemanjá com cortejo, fé e cultura na Pampulha

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

No próximo sábado, 16 de agosto, Belo Horizonte será palco da tradicional Festa de Iemanjá, evento que completa 70 anos em 2025 e celebra as religiões de matriz africana, com programação especial na Lagoa da Pampulha. A celebração é organizada pela Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, em parceria com a Reunião Umbandista Mineira (RUM) e o Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-brasileira (CENARAB), com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

O evento reúne terreiros de Umbanda e Candomblé de toda a capital e região metropolitana, reforçando a resistência e a importância histórica das tradições afro-brasileiras. Com raízes no sincretismo com Nossa Senhora da Boa Viagem — padroeira de BH — a festa transforma a Pampulha em um altar a céu aberto, marcado por oferendas, música, dança e manifestações de fé.

“É um marco cultural e religioso que reafirma a força dos povos de axé e combate o racismo religioso. A Festa de Iemanjá é também uma oportunidade de conhecer e valorizar a riqueza das tradições afro-brasileiras”, destaca o coordenador da CCPJO.

Desde 1953, a ocupação da Pampulha por adeptos das religiões afro-brasileiras atribuiu novos sentidos ao espaço urbano. O reconhecimento oficial como patrimônio cultural imaterial de Belo Horizonte veio em 2019, consolidando a importância da festa para a memória coletiva da cidade.

Programação

A concentração começa às 14h, na Rua Aarão Reis (entre Guaicurus e Viaduto da Floresta, atrás do Centro de Referência da Juventude). Às 16h30, tem início a carreata em direção à Praça de Iemanjá, na Pampulha. Às 18h, o grupo Xequerelas se apresenta, seguido da concentração dos terreiros às 19h. A solenidade de abertura, com a entrega das flores e consagração dos barcos, acontece às 19h30. A partir das 20h, iniciam-se os trabalhos rituais dos terreiros presentes.

Consciência ambiental e solidariedade

A organização pede que as homenagens com flores e barcos sejam feitas com materiais biodegradáveis, evitando o uso de plástico e respeitando o espaço público. Além disso, serão recolhidas doações de alimentos não perecíveis que serão destinados a instituições de caridade. Quem contribuir receberá um ojá, símbolo de proteção espiritual.

Serviço

Festa de Iemanjá – Belo Horizonte

📅 Data: 16 de agosto (sábado)

📍 Local: Praça de Iemanjá – Av. Otacílio Negrão de Lima, 260 – São Luiz, Pampulha

🕑 Programação:

  • 14h: Concentração – Rua Aarão Reis, atrás do CRJ
  • 16h30: Carreata para a Praça de Iemanjá
  • 18h: Apresentação das Xequerelas
  • 19h: Concentração dos terreiros
  • 19h30: Solenidade de abertura
  • 20h: Início dos trabalhos religiosos

Foto: Divulgação / CCPJO

Fonte: Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente

#FestaDeIemanjá #CulturaAfro #ReligiõesDeMatrizAfricana #BeloHorizonte #Pampulha #Candomblé #Umbanda #PatrimônioCultural #MinasGerais #ResistênciaAfro #IemanjáBH2025

Encontre uma reportagem