Aprovação de Lula cresce e atinge maior índice desde janeiro, aponta pesquisa Quaest

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a subir, chegando a 46% em levantamento divulgado nesta quarta-feira (20/08/2025) pela pesquisa Genial/Quaest. O dado representa um aumento de três pontos percentuais em relação ao levantamento de julho e marca a maior avaliação positiva do governo desde janeiro, quando a aprovação estava em 47%.

A desaprovação, por sua vez, caiu para 51%, encerrando a diferença histórica entre os índices de aprovação e reprovação pela metade em apenas um mês. O levantamento revela ainda que a recuperação da avaliação ocorreu principalmente no Nordeste, única região onde Lula é mais aprovado do que desaprovado, com 60% de aprovação e 37% de desaprovação. Também houve avanços no Sul, Norte e Centro-Oeste, embora a desaprovação permaneça mais alta nessas regiões.

Segundo Felipe Nunes, CEO da Quaest, a melhora na avaliação do presidente reflete a combinação de fatores políticos e econômicos, como a queda nos preços dos alimentos e a postura firme do governo diante do tarifaço imposto pelos Estados Unidos. “A percepção de alívio no custo de vida, somada à imagem de um presidente que reage a desafios externos, ajuda a explicar o avanço da aprovação neste momento”, explicou Nunes.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, com 2.004 pessoas entrevistadas pessoalmente, e possui margem de erro de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Fonte: O TEMPO / Genial/Quaest

Encontre uma reportagem