Número de parceiros sexuais e momento dos encontros influenciam interesse por relacionamentos, aponta estudo

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Swansea, no País de Gales, analisou como o histórico sexual influencia a disposição das pessoas em buscar relacionamentos sérios. A pesquisa, que contou com a participação de 5 mil indivíduos de 11 países, concluiu que não é apenas a quantidade de parceiros sexuais anteriores que impacta a percepção de um possível parceiro, mas principalmente quando esses encontros ocorreram.

Segundo os cientistas, alguém que teve 12 parceiros, mas cujos relacionamentos aconteceram há muito tempo, tende a ser visto como mais atraente para relacionamentos de longo prazo do que alguém com o mesmo número de parceiros, mas encontros mais recentes. “Estudos anteriores mostraram que pessoas geralmente são menos inclinadas a buscar relacionamentos com indivíduos que tiveram muitos parceiros sexuais. O interessante deste estudo é que esse efeito diminui quando esses encontros ocorreram principalmente no passado, e isso é algo que encontramos em todo o mundo”, explicou Andrew G. Thomas, autor principal da pesquisa.

Durante o estudo, os participantes visualizaram linhas do tempo simples mostrando o histórico sexual de possíveis parceiros, incluindo o número de encontros e a data em que ocorreram. Após analisar as informações, eles avaliaram sua disposição em estabelecer um relacionamento sério. Os resultados indicaram que o momento dos encontros anteriores influencia a decisão, com maior abertura para quem teve menos encontros recentes.

Além disso, os pesquisadores observaram poucas evidências de um duplo padrão sexual, desafiando a ideia de que mulheres são julgadas mais severamente por seu passado sexual do que os homens. “Os resultados apontam para uma ausência de padrões sexuais duplos, o que sugere que homens e mulheres são avaliados de forma semelhante nesse aspecto”, afirmou Thomas.

Foto: Freepik

Fonte: Extra, 22/08/2025

Encontre uma reportagem