Com a chegada do Jubileu de Matozinhos, período marcado por grande circulação de pessoas, clima quente e tempo seco, a Prefeitura divulgou um alerta sobre a necessidade de atenção redobrada para evitar casos de Doenças Diarreicas Agudas (DDA) e Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA).
De acordo com o comunicado, apesar de serem comuns nesta época do ano, essas enfermidades exigem cuidados, principalmente durante eventos que reúnem grande público.
As DDAs são causadas por vírus, bactérias ou parasitas e se manifestam pelo aumento no número de evacuações — mais de três vezes ao dia —, fezes líquidas ou pastosas, com duração de até 14 dias. Os riscos de desidratação são maiores em crianças menores de cinco anos e idosos acima de 60.
Já as DTHAs estão relacionadas ao consumo de água ou alimentos contaminados, exigindo maior atenção de gestantes, idosos, crianças e pessoas com baixa imunidade.
Entre os sinais de alerta estão boca seca, sonolência, tontura e olhos fundos. Para evitar complicações, a hidratação constante com água, sucos, chás e soro de reidratação oral (SRO) é fundamental.
A Prefeitura reforça que, em caso de agravamento dos sintomas, é essencial procurar a Unidade de Saúde mais próxima, onde o tratamento está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a administração municipal, a prevenção começa com atitudes simples, como o cuidado com a qualidade da água e dos alimentos.
📌 Fonte: Prefeitura de Matozinhos