Papagaio-verdadeiro é apreendido em cativeiro irregular em Pedro Leopoldo

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Na tarde desta segunda-feira (15), uma operação realizada a partir de denúncia anônima levou à constatação de cativeiro irregular de ave silvestre em Pedro Leopoldo. O caso ocorreu em um imóvel localizado no bairro Andyara, onde foi encontrado um papagaio-verdadeiro mantido em uma gaiola na varanda. A espécie integra a lista de animais ameaçados de extinção.

Durante a fiscalização, a responsável pelo imóvel admitiu não possuir licença ou autorização do órgão ambiental competente para manter a ave em cativeiro.

A ave foi apreendida, mas permaneceu sob guarda da moradora, de forma voluntária, devido à suspensão do recebimento de animais pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/IEF) em Belo Horizonte. A restrição ocorre em razão das medidas de contenção da influenza aviária de alta patogenicidade.

Além da infração administrativa, a conduta configura, em tese, crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei Federal nº 9.605/98, considerado de menor potencial ofensivo. Por isso, a responsável assinou um termo de compromisso para comparecer a audiência preliminar no Juizado Especial Criminal da Comarca de Pedro Leopoldo, em data a ser definida pela Justiça.

Foto ilustrativa.

Encontre uma reportagem