Nesta quinta-feira, dia 16 de setembro, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebe o gigante Antonov AN-124, o segundo maior cargueiro do mundo.
É a primeira vez, durante esses sete anos de concessão da BH Airport, que essa aeronave pousa no terminal. A operação vai transportar um equipamento de 51,5 toneladas da mineradora Anglo American.
Onde posso ver o gigante?
Para quem interessar em ver o gigante, será possível em alguns pontos diferentes:
O primeiro deles é o chamado morrinho, no retorno para o aeroporto, como mostrado neste guia e marcado no Google Maps como “Mirante retorno Pós-CNF (cabeceira da pista), Confins – MG”. Este ponto exige atenção do motorista, e também só servirá se o jato pousar e/ou decolar pela pista 16, que é a mais comum. Vale lembrar que o local é extremamente vazio durante o dia e mais ainda à noite (no caso na partida do Antonov), portanto é recomendada muita atenção, já que a segurança ali é inexistente.
Outro local de observação é o terraço panorâmico no terceiro andar (segundo piso) do terminal, além de também ser possível ver o avião estacionado pela via de acesso entre o Terminal de Cargas e o Hangar da GOL / Gollog.
Outro gigante cargueiro que fez visita recente ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte: