Afonso Pena ganha faixas exclusivas para ônibus em BH

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Avenida Afonso Pena, uma das principais vias de Belo Horizonte, passa a contar, a partir desta quarta-feira (26), com faixas exclusivas e preferenciais para ônibus. A medida funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h30, e busca reduzir o tempo das viagens e a espera dos passageiros. 

Ao todo, são 2,96 quilômetros de faixas por sentido. No sentido Centro/bairro, a faixa exclusiva fica entre a Rua dos Caetés e a Avenida Getúlio Vargas. No sentido bairro/Centro, o trecho exclusivo vai da Avenida Bernardo Monteiro até a Rua dos Caetés. 

Também foram implantadas faixas preferenciais. No sentido Centro/bairro, elas ficam entre a Avenida Getúlio Vargas e a Praça Milton Campos. Já no sentido bairro/Centro, o trecho vai da Praça Milton Campos até a Rua Professor Moraes. 

A intervenção integra o Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, os estudos apontam que a priorização deve aumentar a velocidade média dos ônibus e melhorar o tempo de espera e de embarque e desembarque. 

A mudança também envolve melhorias na infraestrutura da avenida, incluindo novos pontos de ônibus, travessias, calçadas, acessibilidade e sinalização. Quatro pontos de embarque já haviam sido alterados em maio, com algumas linhas transferidas para novos locais a cerca de 50 metros dos pontos anteriores. 

Fonte: BHAZ
Foto: Crédito conforme publicação original
Instagram: @bhaz @bhaznoticias @bhazoficial

Encontre uma reportagem