Frequentemente empresas de má índole tem relacionado o nome do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em negócios espúrios, mensagens eletrônicas, campanhas de arrecadação, emissão de documentos e até treinamentos como se fossem credenciadas pela corporação. Para evitar que a população caia em golpes ou se envolva com estelionatários, o CBMMG faz um alerta para a nova prática que envolve o nome da corporação.
Há alguns meses, circulou em Minas e outros estados, principalmente nas redes sociais, a divulgação de cursos oferecidos por entidades civis, sem vínculo com o CBMMG, voltados para o público infantil e de adolescentes, com a temática “Bombeiro Aprendiz (civil ou mirim)”.
Em algumas situações, as entidades não usam de forma direta o nome do Corpo de Bombeiros, mas em contrapartida se valem da aplicação de cores e traços em suas publicações semelhantes as que compõem a identidade visual da instituição, induzindo as pessoas a acreditarem que existe vínculo.
Lamentavelmente, não são raros os casos de denúncias de práticas abusivas e até mesmo prejuízos financeiros causados por entidades que lançaram o curso e depois desapareceram, deixando prejuízos e indignação aos envolvidos.
Neste sentido, o CBMMG solicita o apoio por parte da imprensa para informar à população e esclarecer que a corporação NÃO possui vínculo ou parceria com escolas ou cursos de Bombeiro Aprendiz e reitera o desconhecimento da idoneidade de tais empresas.
Algumas escolas propõem a realização de atividades semelhantes as ocorrências atendidas pelos militares (combate a incêndio, primeiros socorros e etc), fato que sugere um pensamento equivocado de que o Corpo de Bombeiros seria responsável pela fiscalização dos cursos. No entanto, cabe esclarecer que a regulamentação, bem como a fiscalização das normas de segurança desses cursos não é de competência do CBMMG.
Sentença judicial
Já quanto aos cursos de formação de brigadistas, em outubro deste ano, o Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais condenou um centro de formação que atuava de modo irregular, ofertando curso em local não credenciado pelo CBMMG. A situação de irregularidade lesou os discentes, impossibilitando o credenciamento real pela corporação.
Os responsáveis pelo centro de formação foram condenados a ressarcir materialmente e moralmente cada um dos autores envolvidos na ação (27 alunos que frequentaram o curso). O fato ocorreu na cidade de Itamarandiba, localizada na região do Vale do Jequitinhonha.
O repasse dessas informações pela mídia ajudam a esclarecer a população e a identificar possíveis fraudes. Além disso, é importante divulgar que haverá condenação para as empresas que permanecerem agindo em desacordo com a lei.
Saiba como se certificar
É fundamental destacar que todos os cursos e projetos sociais que envolvem o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais são divulgados em nossos canais oficiais (site e mídias sociais).
Além disso, sempre que houver dúvida em relação a algum projeto social da corporação, é muito importante que seja a feita conferência por telefone na unidade do Corpo de Bombeiros mais próxima.
Da mesma forma, para se certificar quanto ao credenciamento da escola junto ao CBMMG, os interessados poderão consultar o site da instituição e ligar nos telefones disponíveis para esclarecer dúvidas.