sábado, 18 de maio de 2024

Contato

Alerta: golpistas se aproveitam da pandemia para praticar fraudes a quem se enquadra no grupo prioritário de vacinação

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Golpistas estão se aproveitando a pandemia do novo coronavírus para praticar fraudes e espalhar informações falsas para pessoas que se enquadram no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 ou que tenham algum parente que vai se vacinar.

Criminosos agem de má-fé enviando mensagens com informações falsas sobre a campanha. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e o governo do estado reforçam que não enviam códigos para celulares solicitando confirmação, dados ou senhas de qualquer natureza e salientam a importância de checar informações nas unidades básicas de saúde ou em sites oficiais.

A PBH informa que as visitas das equipes de vacinação contra a Covid-19 são agendadas via ligação telefônica, após a realização do cadastro. As equipes de vacinação já estão em campo. Apesar disso, a orientação é não abrir a porta ou receber nenhuma pessoa que diga ser da prefeitura sem estar com horário marcado e sem as devidas identificações.

Mensagens com um cronograma de datas e idades de pessoas a serem vacinadas que estão circulando pelas redes sociais são falsas. Qualquer informação sobre a campanha em BH pode ser acessada no portal da prefeitura.

O governo do estado informa que golpistas estão simulando agendamentos falsos via telefonemas ou WhatsApp com o objetivo de roubar dados bancários das vítimas. A Polícia Civil reforça que a conferência do cadastramento deve ser realizada somente nos sites oficiais das prefeituras.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.