fbpx
domingo, 14 de julho de 2024

Contato

Alunos das escolas estaduais de MG terão ajuda da IA nos estudos para o Enem

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais passam a contar com o auxílio da inteligência artificial (IA) para o processo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir desta quarta-feira (24), eles terão acesso a plataforma Estudo Play, disponibilizada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A ferramenta oferece livros digitais das quatro áreas de conhecimento do exame, além de videoaulas, simulados, correção de redação, relatórios individuais, entre outros recursos.

A tecnologia está disponível para os estudantes do 3º ano do ensino médio e dos 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Uma das vantagens dessa ferramenta é que a inteligência artificial é capaz de ler a letra manuscrita”, revela a diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Vanessa Nicoletti. Segundo ela, o estudante pode redigir o texto no formato exigido pelo Enem, respeitando a quantidade de linhas e tamanho de letra, para, sem seguida, tirar uma foto da redação no aplicativo.

“Em poucos segundos, essa redação é corrigida, trazendo as cinco competências da redação do Enem, apontando possibilidade de melhorias, e indicações de livros e filmes que podem complementar o assunto. Entendemos que essa é uma ferramenta que vai potencializar bastante as habilidades de escrita dos nossos estudantes”, analisa Vanessa Nicoletti. A plataforma avalia aspectos como gramática, coesão textual, argumentação e adequação ao tema proposto. Com base nesses critérios, a IA atribui uma pontuação ao texto, oferecendo feedback imediato ao aluno sobre seu desempenho.

“Eu fiz o Enem no ano passado e me senti insegura, pois não tinha uma plataforma para estudar e me orientar na redação. Tenho expectativa de que essa ferramenta me oriente e auxilie nos estudos das matérias que podem ser cobradas no Enem, e na redação, principalmente na correção das redações, o que será muito útil”, afirma Angelina Martins, estudante da Escola Estadual Modestino Andrade Sobrinho, em Sete Lagoas.

Os simulados disponível no aplicativo possuem questões com os mesmos níveis de dificuldade do Enem. Segundo a SEE-MG, eles abrangem todas as áreas de conhecimento testadas no Enem, como Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. Por meio da ferramenta, os estudantes recebem relatórios sobre o tempo médio gasto em cada questão, além de sugestões personalizadas de estudo com base nos pontos fracos identificados.

Como acessar

A ferramenta está disponível no site www.enem.educacao.mg.gov.br. O estudante precisa  inserir o número da matrícula no campo usuário, e a sua senha. No caso dos servidores públicos, o usuário é o número da Matrícula do Servidor Público (MASP), e a senha é o número MASP. O aplicativo, com o nome Enem MG, também está disponível para celulares (IOS e Android).

“Logo no primeiro acesso será solicitado a mudança de senha para uma de uso pessoal. Os dados de e-mail e telefone devem ser inseridos corretamente para facilitar a recuperação da senha em caso de perda. Os estudantes que não souberem o número da matrícula podem procurar a secretaria da escola para serem auxiliados”, informou a SEE, em nota.  

Fonte: O Tempo.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.