Anvisa aprova cinco novas canetas para diabetes e obesidade; veja o que muda

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Cinco novas canetas injetáveis para o tratamento da diabetes tipo 2 e da obesidade foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29). Com os novos registros, chega a 20 o número de canetas dessa classe aprovadas pela agência em 2026.

As autorizações envolvem medicamentos à base de liraglutida e semaglutida, substâncias que atuam no controle da glicose e do apetite. Três dos produtos são destinados ao tratamento da diabetes e dois ao controle do peso.

Para diabetes, foram aprovados Aribet, Embeltah e Sevema. Já para o tratamento da obesidade, os novos medicamentos são Lyrza e Wylovol, indicados em conjunto com mudanças na alimentação e prática de atividades físicas.

A ampliação das opções pode aumentar a concorrência entre fabricantes, mas não significa que os produtos já estejam disponíveis nas farmácias ou que os preços vão cair imediatamente. As datas de lançamento e os valores ainda não foram divulgados.

Apesar de serem conhecidas popularmente como canetas emagrecedoras, essas medicações possuem indicações específicas e não são intercambiáveis automaticamente. A liraglutida costuma ser aplicada diariamente, enquanto a semaglutida injetável geralmente é administrada uma vez por semana, conforme a apresentação e a prescrição.

A venda desses medicamentos exige receita médica retida na farmácia. O uso deve ocorrer com acompanhamento profissional, devido a possíveis efeitos adversos, como náuseas, vômitos e diarreia, além de complicações mais graves, embora menos frequentes.

Fonte: g1
Foto: Freepik

ANVISA APROVA CINCO NOVAS CANETAS PARA DIABETES E OBESIDADE

Encontre uma reportagem