A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou, nesta semana, que lotes de cinco marcas internacionais de fórmulas infantis poderão ser recolhidos no Brasil. O alerta foi emitido após um bebê com menos de seis meses morrer ao consumir um dos produtos, nos Estados Unidos. Outras três crianças da mesma faixa etária estão internadas no país após se infectarem pelas bactérias sakazakii e salmonella, encontradas nas fórmulas.
Com a decisão, estão sendo recolhidos lotes das marcas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare. O número do lote pode ser encontrado na parte inferior da embalagem, como demonstrado abaixo.
Alerta internacional
A agência recebeu um alerta internacional sobre o início do recolhimento voluntário de fórmulas infantis em pó, fabricadas no estado norte-americano de Michigan. No entanto, um representante da Abbott Nutrition – empresa responsável pela fabricação dos produtos – garante que não houve importação dos produtos para o Brasil.
A empresa norte-americana informou inicialmente que o recolhimento ocorreria em 37 países de distribuição, mas não aqui. Em recente atualização, no entanto, o Brasil passou a integrar a lista de países com possível distribuição dos produtos investigados.
Para esclarecer essa divergência de informações, a Anvisa disse estar em contato com a Infosan (International Food Safety Authorities Network), rede de contatos internacionais criada pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Anvisa abre investigação
Ao mesmo tempo, a agência abriu um processo investigativo junto à importadora Abbott Laboratórios do Brasil Ltda., para identificar os lotes específicos dos produtos que foram comercializados pela empresa em território nacional.
“Tão logo receba as informações da empresa irá adotar as medidas pertinentes para a ampla divulgação dos alertas necessários à retirada dos produtos no mercado brasileiro”, garante a Anvisa.
Atualmente, a única fórmula infantil registrada na agência pela Abbott Laboratórios do Brasil Ltda. é a “Fórmula infantil para lactantes e de seguimento para lactantes”, da marca Similac Sensitive e cujo número de registro é o 4.7432.0345.
Com Ministério da Saúde
O post Anvisa deve recolher lotes de cinco fórmulas infantis após morte de bebê nos EUA apareceu primeiro em BHAZ.
POSICIONAMENTOD A EMPRESA
Na Abbott, a saúde e a segurança de nossos consumidores é uma prioridade. Nenhum produto nutricional da Abbott vendido no Brasil está afetado por este recolhimento. Nossos produtos são seguros, sinta-se confiante para utilizá-los.
Vale destacar que as marcas impactadas por este recolhimento não são comercializadas pela Abbott no Brasil. Além disso, a empresa está comprometida em manter os mais altos padrões de fabricação de todos os produtos nutricionais. Já começamos a implementar ações corretivas e melhorias na fábrica de Sturgis nos Estados Unidos, alavancando novas tecnologias e fortalecendo nossos processos, para dar aos pais e consumidores uma confiança renovada na qualidade de fabricação desta localidade.