fbpx

Associação alerta para golpe de falsa venda de vacinas em Minas; Polícia Civil investiga

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Uma mulher é suspeita de aplicar golpes em Minas Gerais, se passando por representante de clínicas privadas e fazendo falsas vendas de vacinas. A ABCVAC (Associação Brasileira das Clínicas de Vacina) alerta mães, responsáveis e pacientes sobre a prática, e a Polícia Civil investiga os casos.

De acordo com a associação, pelo menos quatro clínicas de vacinação já confirmaram a tentativa de golpe e já existem dois boletins de ocorrência na Polícia Civil registrados por clínicas vítimas do crime.

Procurada pelo BHAZ, a polícia informou que está com investigação em curso, apurando possível prática de estelionato e outras fraudes. “Tão logo avance a investigação serão repassadas outras informações”, completa em nota (leia na íntegra abaixo).

A corporação ainda orienta que outras possíveis vítimas compareçam à delegacia mais próxima, munidas de todos os documentos, para registrar um boletim de ocorrência.

O golpe

“A falsária recebe o pagamento do paciente via Pix, agenda o atendimento em domicílio em clínicas privadas, em nome desse paciente, e apresenta um comprovante falso para esse agendamento”, explica o presidente da ABCVAC, Geraldo Barbosa.

Em seguida, ainda segundo a denúncia, o contratante recebe um comprovante falsificado para apresentar na hora do atendimento. O serviço em domicílio, então, vai à casa do paciente e chega até a fazer a vacinação da primeira dose.

“Apesar do serviço vacinal da primeira dose ser realizado, os pacientes acabam lesados, pois também são adquiridas as doses de reforço, que acabam não sendo feitas, quando se descobre a fraude”, completa Barbosa.

De acordo com o alerta da ABCVAC, existe um espaço de tempo até que haja a conciliação financeira do estabelecimento e se perceba que, na verdade, aquele pagamento não foi efetuado para a clínica.

Cuidados a serem tomados

A associação ressalta que a vacinação em domicílio é uma atividade comum, segura e que teve uma grande aderência durante a pandemia. No entanto, ela reforça que alguns cuidados devem ser tomados por quem contrata esse tipo de serviço:

Sempre contrate o serviço de vacinação por um canal oficial da sua clínica de preferência, seja ele site, WhatsApp ou telefoneClínicas privadas não têm representantes de venda que ofereçam vacinas. Sempre confirme a identidade dos funcionários através de crachás e identificação. Se preciso, entre em contato telefônico com sua clínica escolhida para confirmar nomes. Desconfie de preços muito baixos,  e promoçõesMesmo que opte pelo serviço em casa, procure em algum momento conhecer as instalações físicas da clínica

“Tememos que isso esteja acontecendo em maior escala, por isso estamos chamando a atenção aos casos, para que mães, responsáveis, pacientes e clínicas deixem de ser lesados. As ocorrências são importantes para investigações e providências”, finaliza o presidente da ABCVAC. 

Nota da Polícia Civil

“A Polícia Civil está com a investigação em curso apurando possível prática de estelionato e outras fraudes, com base nos fatos narrados pelas vítimas em ocorrência registrada na Delegacia. O Inquérito Policial foi instaurado e os trabalhos seguem para completa elucidação dos fatos, incluindo a intimação para oitiva dos envolvidos. Tão logo avance a investigação serão repassadas outras informações. Caso haja outras vítimas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) orienta que o cidadão compareça a uma delegacia mais próxima de sua residência, munida de todos os documentos, para registrar o boletim de ocorrência”.

O post Associação alerta para golpe de falsa venda de vacinas em Minas; Polícia Civil investiga apareceu primeiro em BHAZ.

Encontre uma reportagem