A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sete Lagoas identificou um aumento de 17,2% na população em situação de rua na cidade, com 170 pessoas vivendo nessas condições, segundo uma contagem oficial realizada entre os dias 9 e 11 de setembro. O levantamento, conduzido pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e o Núcleo de Vigilância Socioassistencial, identificou 139 homens, 30 mulheres e uma pessoa transexual. A contagem anterior, em março deste ano, registrou 145 pessoas.
A assistente social Magda Thomé Speltz destacou que a maior parte dessa população é composta por migrantes itinerantes. A contagem ocorre anualmente para monitorar o crescimento e criar uma base de dados para futuros estudos.
Além desse levantamento, a Secretaria divulgou uma pesquisa detalhada em abril, coletando dados sobre as pessoas que frequentam o Centro POP, como sexo, idade, e motivação para estar nas ruas. No último mês de julho, também foi registrado um aumento significativo de imigrantes em trânsito, com mais de 90 pessoas identificadas, incluindo venezuelanos e bolivianos.
A população pode colaborar com informações sobre pessoas em situação de rua ligando para o número 31 3776-5524.